O Moza Banco, uma das 18 instituições bancárias nacionais, constituído por uma associação de capitais moçambicanos e portugueses, vai abrir, ainda ao longo do semestre em curso, mais três balcões em igual número de cidades.
O facto foi avançado à nossa Reportagem pelo presidente da Comissão Executiva desta instituição bancária, Inaete Merali.
Merali explicou que os três balcões vão ser abertos nas cidades de Nacala, na província de Nampula, Xai-Xai, em Gaza, e Chimoio, na província de Manica, no quadro do processo de expansão em curso desta instituição bancária que é uma das mais novas instituições do ramo no País.
Neste momento, o Moza Banco possui balcões nas cidades de Maputo e Matola, ao nível da zona Sul, Beira e Tete, no Centro, e Nampula, no Norte do país.
Segundo o presidente da Comissão Executiva do Moza Banco, esta instituição bancária registou durante o primeiro semestre do presente ano e 2011 um incremento do número de clientes na ordem dos 46% e do movimento financeiro em 31%.
Refira-se que recentemente o Moza Banco lançou uma linha de financiamento destinada ao desenvolvimento da Pequenas e Médias Empresas (PME’S), no âmbito de um acordo assinado com o Instituto de Promoção de Pequenas e Médias Empresas (IPEME).
Com esta linha, segundo Inaete Merali, o Moza Banco pretende criar uma oportunidade para multiplicar o número de empreendedores no país, uma vez que estes são pessoas que se dedicam à criação de novas empresas ou negócios, e consequentemente de emprego.